Pesquise em nosso site

Truques e técnicas

 Calibre a fricção de carretilha ou molinete e tire o máximo da sua pescaria Calibrar a fricção de sua carretilha ou molinete é fácil, e a forma como você faz isso pode ser decisiva na briga com aquele peixão




A linha deve se soltar quando atingir 20% da capacidade indicada no carretel
É muito comum o pescador ter dificuldades durante a fisgada e a briga com o peixe e nem se dar conta de que o problema está na regulagem da fricção de sua carretilha ou molinete.

O que é a fricção?
Regulagem que tem como objetivo principal defender a linha de pesca da ruptura no caso da força feita pelo peixe ultrapassar o limite de resistência estática. Isto é, se você estiver pescando com uma linha cuja resistência é de 10 kg, a fricção deve ser regulada de forma que possibilite a liberação da linha antes que a força exercida ultrapasse os 10 kg de peso. Caso contrário, o rompimento será inevitável.

Por que regular a fricção?

  • Além de defender a linha para evitar o rompimento, propiciar fisgada adequada. (se muito apertada, a linha pode se romper; se solta demais não haverá alavanca para cravar o anzol no peixe)
  • Possibilitar que o peixe tome linha, para que ela não se rompa. Aqui, o objetivo é soltar aos poucos, para fazer o peixe se cansar e acabar se entregando
Como regular a fricção?

  1. Prender a linha que sai da vara a uma balança (o alicate – com balança – para prender o peixe pela boca faz este papel)
  2. Recolher a linha para que a balança se aproxime da ponta da vara
  3. Forçar a vara como se estive brigando com o peixe e checar com que peso na balança esta saindo linha da fricção
  4. Regular a fricção para soltar da linha quando a balança atingir 20% do peso de resistência indicado no carretel
Há pescadores que fazem a regulagem da fricção puxando a linha com a mão. Mas é preciso ter experiência para chegar ao ideal. Nada melhor que a balança para um resultado perfeito.

Variações na regulagem
A regulagem pode ser um pouco mais ou menos apertada.

  • Mais apertado
    • Muita profundidade
    • Linha muito elástica
    • Estrutura de pesca e condições favoráveis ao peixe, possibilitando o rompimento da linha, como galhadas e pedrais
    • Ambiente em que o peixe possa se entocar com facilidade e romper a linha, como garoupa e badejo, por exemplo
  • Menos apertada
  • Liberdade de ação, espaço para briga, como pesca de rodada no meio do rio ou lago, no oceano etc.
Dicas importantes

  • Nunca aperte a fricção enquanto estiver brigando com o peixe. Não há condições emocionais de se fazer isso no momento da briga. Aqui, o erro é fatal
  • Se o peixe tomar muita linha, se a regulagem foi errada ou se ele for maior do que o esperado para aquele equipamento, não se deve apertar a fricção e sim mudar a estratégia. Uma boa idéia é soltar o barco e ir para cima do peixe
  • Ao perceber que o peixe é grande, deve-se aliviar a fricção à medida em que se domina o bicho. Ao retirá-lo de perto da estrutura, aliviar um pouco. Ao se aproximar do barco, aliviar novamente. Na hora de retirá-lo da água, aliviar mais um pouco. Também deve-se afrouxar a linha, se ela raspou em alguma estrutura durante a briga. Ela já não terá a resistência original, utilizada na regulagem inicial





Shads e swim baits são alternativa perfeita para peixe na linha


Roald Andretta
A grande maioria dos amantes da pesca com iscas artificiais - e eu me incluo entre eles - elege a pesca de superfície como a mais emocionante, mas ninguém pode negar que a maior produtividade normalmente acontece mais abaixo, na meia-água e no fundo. E qual é a isca campeã para essas áreas? Na minha opinião, uma das candidatas mais fortes é um modelo já bem conhecido entre os mais experientes, basicamente composto por um anzol lastreado "vestido" com um corpo plástico maleável em forma de peixe: o shad. Além do fato de ser "coringa", podendo trabalhar praticamente em toda coluna d'água, ele tem a característica de conquistar uma enorme variedade de peixes, de todos os tamanhos. Por muito tempo, utilizei os shads exclusivamente para a pesca de fundo em águas salgadas e salobras, buscando desde robalos e badejos com modelos de três polegadas (7,5 centímetros) e dez gramas, até garoupas com shadões de dez polegadas (25 centímetros) e peso além dos 100 gramas. Com o passar do tempo, porém, muitas outras espécies de peixes e formas de trabalho foram surgindo, com belas surpresas. Parus, xaréus, galos, agulhões, badejos, prejerebas, pescadas e meros, além de vários outros predadores, nos fazem pensar quais são os limites para a capacidade de atração dessas sedutoras iscas plásticas.



 
Contra Cabeleira.

“As carretilhas são muito produtivas na pesca com iscas artificiais, proporcionando arremessos longos e precisos, para isto devem ser estar bem reguladas para o peso da isca que se pretende usar, evitando assim a temíveis “cabeleiras”.


Para regular a carretilha siga os passos:

1 - Coloque uma isca artificial na ponta da linha (a que você mais utiliza)

2 - Regule o botão do freio magnético (quando a carretilha tiver este sistema) entre os n. 7 e 8.

3 - Aperte o botão de regulagem que prende o carretel (freio mecânico) até fechar por total.

4 - Com a isca recolhida na ponta da vara, aperte o liberador do carretel, você observará que a isca ainda não desce, isto porque ela não tem peso suficiente para puxar a linha do carretel.

5 - Vá soltando o botão de regulagem do carretel até que com um leve toque de ponta de vara a isca comece a descer devagar e continuamente.
Pronto ao atingir este ponto sua carretilha estará bem regulada para esta isca e não dará mais "cabeleira".
OBS: No arremesso libere o carretel quando a vara atingir a posição do ponteiro no relógio ao 1/2 dia, e segure pressionando o polegar quando a isca estiver caindo na água.

Recomendo também exercitar em um gramado com um chumbo com peso parecido ao da isca, esta prática fará toda diferença na pescaria! Boa pescaria!manopesca!


Uso do WD40
Pessoal, estou aqui hoje para falar sobre o WD40, na minha opinião não existe oléo lubrificante melhor que o citado, em apenas um produto você usa em varias situações, desde limpeza na pintura até lubrifica materiais de pesca, após toda pescaria não custa abrir o seu molinete na parte simples, e aplique o WD40, aplique também nas suas iscas artificiais; USO E APROVO WD40.