Calibre a fricção de carretilha ou molinete e tire o máximo da sua pescaria Calibrar a fricção de sua carretilha ou molinete é fácil, e a forma como você faz isso pode ser decisiva na briga com aquele peixão
É muito comum o pescador ter dificuldades durante a fisgada e a briga com o peixe e nem se dar conta de que o problema está na regulagem da fricção de sua carretilha ou molinete.
O que é a fricção?
Regulagem que tem como objetivo principal defender a linha de pesca da ruptura no caso da força feita pelo peixe ultrapassar o limite de resistência estática. Isto é, se você estiver pescando com uma linha cuja resistência é de 10 kg, a fricção deve ser regulada de forma que possibilite a liberação da linha antes que a força exercida ultrapasse os 10 kg de peso. Caso contrário, o rompimento será inevitável.
Por que regular a fricção?
Variações na regulagem
A regulagem pode ser um pouco mais ou menos apertada.
Shads e swim baits são alternativa perfeita para peixe na linha
A grande maioria dos amantes da pesca com iscas artificiais - e eu me incluo entre eles - elege a pesca de superfície como a mais emocionante, mas ninguém pode negar que a maior produtividade normalmente acontece mais abaixo, na meia-água e no fundo. E qual é a isca campeã para essas áreas? Na minha opinião, uma das candidatas mais fortes é um modelo já bem conhecido entre os mais experientes, basicamente composto por um anzol lastreado "vestido" com um corpo plástico maleável em forma de peixe: o shad. Além do fato de ser "coringa", podendo trabalhar praticamente em toda coluna d'água, ele tem a característica de conquistar uma enorme variedade de peixes, de todos os tamanhos. Por muito tempo, utilizei os shads exclusivamente para a pesca de fundo em águas salgadas e salobras, buscando desde robalos e badejos com modelos de três polegadas (7,5 centímetros) e dez gramas, até garoupas com shadões de dez polegadas (25 centímetros) e peso além dos 100 gramas. Com o passar do tempo, porém, muitas outras espécies de peixes e formas de trabalho foram surgindo, com belas surpresas. Parus, xaréus, galos, agulhões, badejos, prejerebas, pescadas e meros, além de vários outros predadores, nos fazem pensar quais são os limites para a capacidade de atração dessas sedutoras iscas plásticas.
Contra Cabeleira.
“As carretilhas são muito produtivas na pesca com iscas artificiais, proporcionando arremessos longos e precisos, para isto devem ser estar bem reguladas para o peso da isca que se pretende usar, evitando assim a temíveis “cabeleiras”.
A linha deve se soltar quando atingir 20% da capacidade indicada no carretel |
O que é a fricção?
Regulagem que tem como objetivo principal defender a linha de pesca da ruptura no caso da força feita pelo peixe ultrapassar o limite de resistência estática. Isto é, se você estiver pescando com uma linha cuja resistência é de 10 kg, a fricção deve ser regulada de forma que possibilite a liberação da linha antes que a força exercida ultrapasse os 10 kg de peso. Caso contrário, o rompimento será inevitável.
Por que regular a fricção?
- Além de defender a linha para evitar o rompimento, propiciar fisgada adequada. (se muito apertada, a linha pode se romper; se solta demais não haverá alavanca para cravar o anzol no peixe)
- Possibilitar que o peixe tome linha, para que ela não se rompa. Aqui, o objetivo é soltar aos poucos, para fazer o peixe se cansar e acabar se entregando
- Prender a linha que sai da vara a uma balança (o alicate – com balança – para prender o peixe pela boca faz este papel)
- Recolher a linha para que a balança se aproxime da ponta da vara
- Forçar a vara como se estive brigando com o peixe e checar com que peso na balança esta saindo linha da fricção
- Regular a fricção para soltar da linha quando a balança atingir 20% do peso de resistência indicado no carretel
Variações na regulagem
A regulagem pode ser um pouco mais ou menos apertada.
- Mais apertado
- Muita profundidade
- Linha muito elástica
- Estrutura de pesca e condições favoráveis ao peixe, possibilitando o rompimento da linha, como galhadas e pedrais
- Ambiente em que o peixe possa se entocar com facilidade e romper a linha, como garoupa e badejo, por exemplo
- Menos apertada
- Liberdade de ação, espaço para briga, como pesca de rodada no meio do rio ou lago, no oceano etc.
- Nunca aperte a fricção enquanto estiver brigando com o peixe. Não há condições emocionais de se fazer isso no momento da briga. Aqui, o erro é fatal
- Se o peixe tomar muita linha, se a regulagem foi errada ou se ele for maior do que o esperado para aquele equipamento, não se deve apertar a fricção e sim mudar a estratégia. Uma boa idéia é soltar o barco e ir para cima do peixe
- Ao perceber que o peixe é grande, deve-se aliviar a fricção à medida em que se domina o bicho. Ao retirá-lo de perto da estrutura, aliviar um pouco. Ao se aproximar do barco, aliviar novamente. Na hora de retirá-lo da água, aliviar mais um pouco. Também deve-se afrouxar a linha, se ela raspou em alguma estrutura durante a briga. Ela já não terá a resistência original, utilizada na regulagem inicial
Shads e swim baits são alternativa perfeita para peixe na linha
Contra Cabeleira.
“As carretilhas são muito produtivas na pesca com iscas artificiais, proporcionando arremessos longos e precisos, para isto devem ser estar bem reguladas para o peso da isca que se pretende usar, evitando assim a temíveis “cabeleiras”.
Para regular a carretilha siga os passos:
1 - Coloque uma isca artificial na ponta da linha (a que você mais utiliza)
2 - Regule o botão do freio magnético (quando a carretilha tiver este sistema) entre os n. 7 e 8.
3 - Aperte o botão de regulagem que prende o carretel (freio mecânico) até fechar por total.
4 - Com a isca recolhida na ponta da vara, aperte o liberador do carretel, você observará que a isca ainda não desce, isto porque ela não tem peso suficiente para puxar a linha do carretel.
5 - Vá soltando o botão de regulagem do carretel até que com um leve toque de ponta de vara a isca comece a descer devagar e continuamente.
Pronto ao atingir este ponto sua carretilha estará bem regulada para esta isca e não dará mais "cabeleira".
OBS: No arremesso libere o carretel quando a vara atingir a posição do ponteiro no relógio ao 1/2 dia, e segure pressionando o polegar quando a isca estiver caindo na água.
Uso do WD40
Pessoal, estou aqui hoje para falar sobre o WD40, na minha opinião não existe oléo lubrificante melhor que o citado, em apenas um produto você usa em varias situações, desde limpeza na pintura até lubrifica materiais de pesca, após toda pescaria não custa abrir o seu molinete na parte simples, e aplique o WD40, aplique também nas suas iscas artificiais; USO E APROVO WD40.